Como ganhar mais dinheiro

Muitas pessoas têm dificuldade para lidar com dinheiro e isso começa com o ambiente onde você foi criado. Qual o tipo de valor que se dava ao dinheiro, se ele tinha um valor exagerado ou não, como seu pai agia com o dinheiro, como sua mãe agia com o dinheiro: tudo isso vai começar a determinar na sua cabeça a maneira de você lidar. Você vai ser condicionado. Muitas vezes, há pessoas que têm pais tão apegados ao dinheiro, tão controladores, tão trabalhadores, que elas começam a odiar dinheiro, a odiar trabalho e então detonam seu dinheiro, detonam seu trabalho.

Você tem de olhar profundamente dentro de você e ver qual o tipo de referência que você teve. Se você tem um pai que nunca te valida, uma mãe que não te valida, que não diz: “que legal que você fez isso minha filha, meu filho”. Se você não tem esse tipo de validação, o que acontece com o seu emocional? Você nunca vai se sentir capaz, você sempre estará buscando que te aprovem. Só que quando você já entra em algo querendo que os outros te aprovem, você já está tenso, você já pega sua naturalidade e não consegue mais estar encaixado na sua energia, fica de uma forma automática e mecânica e normalmente essas coisas não dão certo.
A questão do trabalho tem muito a ver com empatia, com relaxamento, com você saber fluir no trabalho. Outras pessoas, por exemplo, entram em competição. Muitos meninos competem com o pai e, assim, eles não podem ser mais do que o pai. Ou eles lutam tanto para ser mais que criam uma tensão – e sempre acabam se frustrando porque, lá dentro, eles não querem superar o pai. Por isso, a pessoa precisa olhar profundamente qual a raiz para a sua frustração com o dinheiro. Nada acontece por acaso, ninguém nasceu incapaz, menos inteligente. É que, às vezes, você está fazendo uma coisa que você não gosta, que você não tem um canal, e então você é forçado por situações da sua infância. Seu pai queria que você fosse médico, engenheiro ou uma profissão assim ou assada e você está numa profissão que não curte – você não consegue se desenvolver e a maneira de sabotar isso é se dar mal economicamente.

Ou relacionamento: quando se está mal no relacionamento, você começa a detonar a grana, você quer se detonar para poder explodir aquilo que não está legal porque, muitas vezes, você não tem coragem de encarar. Então, você tem que olhar direito qual é o seu ponto dentro disso e é por isso que a terapia é muito importante. Localizando o ponto, você vai ter que trabalhar, você vai ter que expressar emocionalmente todas aquelas situações. Se seu pai, seu genitor, sua mãe foi invalidador ou invalidadora, você tem todo um rolo da validação – e não é apenas saber isso que já vai resolver, não!

Você precisa expressar toda essa energia que te leva a se sentir menos que os outros, para baixo, com uma autoestima baixa. Ou se você não pode superar seu pai, superar a sua mãe, ou se você tem tanta raiva. Eu, por exemplo, me identifico muito com isso: eu tinha tanta raiva do meu pai que trabalhava tanto, raiva por ele ser tão apegado ao dinheiro, que eu aprendi com ele a ganhar dinheiro, mas tudo que eu ganhava, eu detonava. Eu jogava fora e tinha períodos que eu tinha totalmente ojeriza a trabalho, a ganhar dinheiro. Não queria saber, entendeu? Criava, no fundo, uma depressão.

Então, é muito importante: se você quer ganhar sua grana, você primeiro tem que localizar o ponto. Depois, existem técnicas que te ajudam a abrir, a criar foco. Por exemplo, há uma meditação do Osho, a Mandala, que é uma meditação que cria foco. A pessoa precisa de foco, de objetivo para ir buscar e ela tem que saber se tocar. Muitas pessoas não tem o menor foco, aí não vão conseguir mesmo batalhar a sua sobrevivência. Mandala é uma ótima meditação para isso. As técnicas de bioenergética vão te abrir, vão te criar mais poder.

É você querer realmente fazer a volta. Agora, se você quer milagres, ah, isso não acontece. Desculpe, mas não acontece. Você vai ter que batalhar por isso, você vai ter que mudar a sua energia. Se você está se dando mal, você vai ter que mudar, senão não vai ter jeito.
Tudo isso vem de uma base e essa compreensão é fundamental. A partir daí, você tem que transformar essa base. Então, ganhar dinheiro também tem muito a ver com contingente emocional. Muitas pessoas se tornam totalmente insensíveis e são uma máquina de ganhar dinheiro, mas aí já não são mais pessoas, são máquinas! Eles não olham mais por quem eles passam por cima, eles não tem o menor critério em nada.

Eu não estou falando disso, eu estou falando de seres humanos que ainda querem amar, que ainda querem ser sensíveis. Aí você tem de resgatar o seu poder para resgatar sua grana, para saber se colocar, para ter seu foco, para ter essa energia de poder buscar. A bioenergética faz esse canal muito bem e, com as meditações do Osho, maravilha! Você consegue fazer a volta e criar maneiras de ter a sua própria grana.
Experimenta. Você vai ver a diferença das coisas!

Prem Milan