Gourishankar

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Esta técnica de meditação ativa consiste em quatro etapas de 15 minutos cada.

Osho afirmou que, se a respiração for feita corretamente na primeira etapa, o dióxido de carbono formado na circulação sanguínea fará com que você se sinta tão alto quanto o Gourishankar (o Monte Everest).

As primeiras duas etapas preparam o meditador para o Latihan espontâneo da terceira etapa.

Latihan é um deixar fluir. A sua energia corporal entra em sintonia com a energia universal e coisas começam a acontecer no seu corpo: você talvez comece a dançar, talvez comece a girar, as suas mãos podem começar a se mover, suas pernas também. Você pode começar a dizer palavras que nem compreende o significado, nem sabe se existe algum significado, ou se elas pertencem a alguma outra linguagem que você não conhece.

Mas você não interfere, nem para checar, nem para ajudar o processo; de qualquer jeito você estará atrapalhando. Você tem apenas que deixar…

Observação: Pessoas com um histórico de doenças neurológicas, como epilepsia, nunca devem usar estroboscópio ou outra fonte de luz intermitente para essa meditação.

Primeira etapa: 15 minutos
Sente-se com os olhos fechados. Inspire profundamente pelo nariz, enchendo os pulmões. Prenda o fôlego pelo tempo que for possível, então expire suavemente pela boca e mantenha os pulmões tão vazios quanto possível. Continue esse ciclo respiratório por toda a primeira etapa.

Segunda etapa: 15 minutos
Volte a respirar normalmente e com um olhar terno observe a chama de uma vela ou uma luz azul piscante. Mantenha o corpo imóvel.

Terceira etapa: 15 minutos.
Com os olhos fechados, levante-se e mantenha o corpo relaxado e receptivo. Você sentirá as energias circulando por todo o corpo, fora do seu controle normal. Permita que esse Latihan aconteça. Você não deve tomar a iniciativa: deixe os movimentos acontecerem, de maneira suave e graciosa.

Quarta etapa: 15 minutos.
Deite-se com os olhos fechados, silencioso e imóvel.
As três primeiras etapas devem ser acompanhadas por uma batida rítmica constante, de preferência combinada a uma música de fundo calmante. A batida deve corresponder a sete vezes o seu batimento cardíaco normal e, se possível, a luz piscante deve ser um estroboscópio sincronizado.

 

OSHO GOURISHANKAR MEDITATION

The meditation lasts one hour and has four stages of 15 minutes each.

Osho says that if the breathing is done correctly in the first stage of this meditation the carbon dioxide formed in the bloodstream will make you feel as high as Gourishankar (Mt. Everest).This “high” is carried into the subsequent stages of soft gazing, soft and spontaneous movement, and silent stillness.

First Stage: 15 minutes

Sit with closed eyes. Inhale deeply through the nose, filling the lungs. Hold the breath for as long as possible; then exhale gently through the mouth, and keep the lungs empty for as long as possible. Continue this breathing cycle throughout this stage.

Second Stage: 15 minutes

Return to normal breathing and with a gentle gaze look at a candle flame or a flashing blue light. Keep your body still.

Note: Those with a neurological disorder such as epilepsy should never use a strobe or flashing light for this meditation. Instead they can do the second stage with a blindfold.

Third Stage: 15 minutes

With closed eyes, stand up and let your body be loose and receptive. The subtle energies will be felt to move the body outside your normal control. Allow this “Latihan” to happen. Don’t you do the moving: let moving happen, gently and gracefully.

Fourth Stage: 15 minutes

Lie down with closed eyes, silent and still.