Nataraj

(Scroll down for English version)

Nataraj é apenas dança. É a dança como meditação total.

Desapareça nessa dança.
Há três etapas, durando ao todo 65 minutos.

Primeira etapa: 40 minutos
Com os olhos fechados, dance como se estivesse possuído. Deixe o seu inconsciente assumir o controle totalmente. Não oriente os seus movimentos nem seja uma testemunha do que está acontecendo. Apenas coloque-se totalmente na dança.

Segunda etapa: 20 minutos
Mantendo os olhos fechados, deite-se imediatamente. Permaneça calado e imóvel.

Terceira etapa: 5 minutos
Dance em celebração e divirta-se.
Deixe a dança fluir de sua própria maneira, não a force. Em vez disso, acompanhe-a; deixe acontecer. Não é um fazer, mas um acontecer. Mantenha-se festivo. Você não está fazendo algo sério, está apenas brincando, brincando com a sua energia vital, brincando com a sua bioenergia, deixando-a circular à vontade, da sua maneira peculiar. Assim como o vento sopra e as águas do rio fluem, você está fluindo e soprando. Sinta isso.

E seja um brincalhão. Lembre-se sempre da palavra “brincalhão” – para mim, ela é fundamental. Dizemos que a criação é a leela de Deus: a brincadeira de Deus. Deus não criou o mundo. O mundo é sua brincadeira.
Esqueça o dançarino, o centro do ego; torne-se a dança. Essa é a meditação. Dance intensamente, a ponto de se esquecer por completo que “você” está dançando e começar a sentir que é a própria dança. Quando a divisão desaparecer, a dança terá se tornado uma meditação. Se a divisão persistir, será um mero exercício: bom, saudável, mas não poderá ser considerado espiritual. Não passa de uma simples dança. A dança em si é boa, até onde ela se propõe a chegar. Após dançar, você se sentirá revigorado e jovem, mas isso ainda não é uma meditação. O dançarino precisa seguir em frente até restar apenas a dança.
O que você deve fazer? Entregue-se totalmente à dança, porque só haverá uma divisão se você não estiver totalmente entregue. Se ficar de lado, observando-se dançar, aí surge a divisão: você é o dançarino e esta dançando. Nesse caso, a dança é apenas um ato, mas não é o seu ser. Portanto, envolva-se totalmente, procure fundir-se na dança.
Não se separe, não seja um observador.
Participe!

 

OSHO NATARAJ MEDITATION

Nataraj is the energy of dance. This is dance as a total meditation, where all inner division disappears and a subtle, relaxed awareness remains.

“Forget the dancer, the center of the ego; become the dance. That is the meditation. Dance so deeply that you forget completely that ‘you’ are dancing and begin to feel that you are the dance. The division must disappear; then it becomes a meditation.

“If the division is there, then it is an exercise: good, healthy, but it cannot be said to be spiritual. It is just a simple dance. Dance is good in itself – as far as it goes it is good. After it, you will feel fresh, young. But it is not meditation yet. The dancer must go, until only the dance remains…. Don’t stand aside, don’t be an observer. Participate!

“And be playful. Remember the word playful always – with me it is very basic.” Osho

Instructions:

The meditation has three stages, lasting a total of 65 minutes.

First Stage: 40 minutes

With eyes closed, dance as if possessed. Let your unconscious take over completely. Do not control your movements or witness what is happening. Just be totally in the dance.

Second Stage: 20 minutes

Keeping your eyes closed, lie down immediately. Be silent and still.

Third Stage: 5 minutes

Dance in celebration and enjoy.