Complexo de Édipo

O Complexo de Édipo e a confiança no amor

A criança ama seus pais de uma maneira incondicional e confia totalmente neles. Por outro lado, a sexualidade também faz parte do amor. Quando despertam os sentimentos sexuais da criança, genuínos e naturais, ela também vai projetá-los em quem ela mais confia, seus pais. Isto não significa que a criança quer ter relações sexuais com os pais. O que ela quer é explorar sua curiosidade. Ela quer ser amada e reconhecida como ser sexual, sentindo sua energia validada, através da compreensão e do contato físico natural. A grande distorção surge porque os pais não têm maturidade sexual e ficam perturbados com a sexualidade infantil. Às vezes, a criança é rejeitada, punida e aí ela começa a perder a confiança nos pais e, conseqüentemente, no amor.

Complexo de Édipo e os reflexos nas relações amorosas
Talvez você tenha dificuldade para ver como o Complexo de Édipo interfere na sua vida, mas se parar prá dar uma olhada mais profunda nas tuas relações amorosas e sexuais (ou ausência delas), certamente vai encontrar esse link.

Não é por acaso que nos sentimos atraídos por pessoas emocionalmente similares ao nosso pai ou mãe, afinal foi com eles que, pela primeira vez na vida, experienciamos o amor.
Aqui estão alguns exemplos comuns: mulheres cujos pais eram muito sedutores e mulherengos ou submissos e dependente da esposa, geralmente se sentem fortemente atraídas por esse tipo de homem. Outra situação é a da menina que foi muito rejeitada pelo pai. Assim, sua tendência será a de procurar homens rejeitadores, sendo que homens não rejeitadores nem serão vistos ou percebidos por ela, talvez deixando passar a chance de um amor…

Para os homens o Complexo de Édipo funciona da seguinte forma: Aqueles cujas mães eram do tipo super-protetoras e sufocadoras, tenderão a procurar por namoradas que façam o papel de sua mãe ou acabarão por colocar sua raiva (por terem sido tão sufocados na infância) nas parceiras.

O problema disso tudo é que nossos relacionamentos, devido ao complexo de édipo, podem acabar sendo determinados em função desses padrões relacionados aos nossos pais e mães.
A terapia Bioenergética pode ajudar e muito nessa investigação. Os exercícios, a respiração profunda e a expressão emocional que é conseqüência destes facilitam a lembrança de fatos importantes que aconteceram na tua infância em relação a expressão do teu amor e da tua sexualidade com teus pais. Assim, você pode se dar conta de vários comportamentos e atitudes que são apenas reflexos do que aconteceu naquela época e que acabam por te distanciar do amor e de uma sexualidade mais profunda e preenchedora. Compreendendo o complexo de édipo você ficará mais consciente de suas escolhas e poderá se abrir para novas possibilidades de amar.