Bioenergética

Quer experimentar a bioenergética? Agende uma sessão individual pelo whats (51) 98310-7083.

———————–
O que é Bioenergética

Bioenergética é uma técnica desenvolvida por Alexander Lowen,  aluno e cliente de Wilhelm Reich. Reich constatou que reprimimos as emoções criando tensões na musculatura do corpo, o que demanda uma quantidade enorme de energia do nosso próprio sistema vital. Pouco a pouco essas tensões bloqueiam funções emocionais essenciais como amor, poder, sexualidade, alegria, prazer e relaxamento.

Bioenergética significa energia da vida. Simples assim, Bio = vida; energética = energia. Na prática, a bioenergética é todo um conjunto de exercícios e movimentos sincronizados com a respiração. Estes exercícios ativam a tua energia e, quando a energia do teu corpo é ativada e emerge, ela quer circular por todo o corpo e se expandir através da expressão física e emocional. Tudo o que essa energia encontrar de obstáculos no caminho, ela vai tentar expulsar. Toda a tendência do nosso organismo é de se limpar. Por isso, durante os exercícios de bioenergética tem choro, expressão de raiva, riso, grito, tremor de medo e vibrações sexuais.

Todos os sentimentos que reprimimos na vida ficam guardados em nossa musculatura. Talvez você pense: mas como? Simples! Quando você sente raiva de alguma pessoa você tensiona o maxilar, o pescoço e tranca a respiração. Desta maneira você tranca a raiva. Ela vai ficar localizada nos músculos do queixo, maxilar, no pescoço e no diafragma, que é o lugar em que você tranca a respiração. Como durante a vida você faz isso várias vezes, se torna um padrão automático do teu corpo. Esta energia trancada no queixo, pescoço e diafragma demanda um esforço do seu próprio sistema para ficar ali aprisionada. Através dos exercícios de bioenergética você libera essas emoções presas e o seu corpo não precisa gastar mais energia para segurá-las. Isso significa mais energia para sua vida, mais alegria, tesão, mais amor.

Assim como quando sentimos uma dor emocional: trancamos nossos ombros fechando o peito, por isso a nossa musculatura dos ombros é tensa. Nos fechamos para não sentir dor, mas esse fechamento custa uma quantidade grande de energia que também é liberada nos exercícios de bioenergética, ficando disponível para a sua vida.
A mesma coisa acontece com o sexo. Quando sentimos tesão por alguém e reprimimos essa tesão (não estou aqui para julgar o que é certo ou errado), a repressão desta vontade faz com que nossa pélvis seja contraída. Muitas vezes até deslocando-a de lugar, trazendo-a para atrás ou pra frente. Este é um dos motivos pelos qual muitas pessoas tem hérnia de disco na lombar e outros problemas lombares. Ora, seu corpo gasta um monte de energia para segurar essa tensão ali na pélvis. Esta tensão, além de consumir energia do corpo, faz com que, na relação sexual, os homens tenham ejaculação precoce ou dificuldade em ter ereção. As mulheres têm mais dificuldade para ter orgasmo, para lubrificar e ficam com menos vontade de transar.

Veja também:
Bioenergética e Sexualidade

Veja! Essas repressões vêm desde a infância. São muitos anos, você não as desmancha de uma hora para outra, mas progressivamente e, à medida em que isto acontece, você começa a sentir esse efeito. A bioenergética conduzida por um profissional que tenha conhecimento e que tenha feito consigo mesmo, faz uma diferença muito grande.
Podemos falar honestamente que a bioenergética é um presente para a sua vida, não é uma técnica de nenhuma religião, de nenhum guru, nem nada. A tal ponto que Alexander Lowen, que desenvolveu a técnica, descobriu um dos seus principais exercícios, o arco ou grounding, vendo a rotina matinal dos esquimós. Estes, a 50 graus abaixo de zero, quando saíam dos iglus totalmente enrudecidos de frio, baixavam a cabeça, estendiam os braços até perto do chão, deixando os joelhos ligeiramente flexionados, respirando. Pouco depois, Lowen observava que tinham pequenos tremores, como se aqueles tremores começassem a ‘quebrar’ o frio do corpo. Posteriormente, levantavam o corpo, ficando eretos, levando os braços para trás e projetando a pélvis um pouco para frente, respirando pela boca, e aí começavam a ter tremores mais fortes. Logo depois se sentiam aquecidos e estavam prontos para sua rotina gelada. O que os esquimós fizeram ativou a energia vital dentro deles e trouxe calor para todo o corpo. ‘Desendureceu’ o corpo e o tornou pronto para vida.

Todos nós temos uma verdadeira usina de energia dentro. Grande parte dessa energia é para manter nossas tensões e nossas emoções presas durante a vida. Desde medo, dor, raiva, alegria, tesão, amor. Por isso, o homem moderno usa tão pouco o corpo e vive sempre cansado, sem vontade. Porque ele está gastando um monte de energia para segurar seus sentimentos. Quando os exercícios de bioenergética desbloqueiam seus sentimentos, você ganha de volta tudo isto: mais tesão, mais prazer, mais alegria.

Experimente a bioenergética e facilmente você vai poder comprovar estas coisas!

 

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone

Enviar para:

Assunto

Sua mensagem