Segmentos Corporais

Observe-se! Cada parte do seu corpo apresenta tensões que podem informar sobre o seu estado emocional. Seu corpo funciona como um conjunto único e vai produzir menos energia se alguma de suas partes estiver travada. Não é por acaso que muitas pessoas têm dores na lombar, dores de cabeça, nos ombros, nas pernas, no pescoço, entre muitas outrasA bioenergética age justamente no desbloqueio dessas tensões.

O que acontece é que a energia não consegue ser bombada para cima e fica condensada nessas tensões. Tornando esse lugar tenso e rígido gerando hérnias e enxaquecas, por exemplo. É bem assim que essas tensões estouram. E é obvio que quanto mais tenso, mais fácil de estourar, pois a rigidez só tem força aparente.

Somando-se a isso, é neste lugar onde que fica presa a maior parte de nossa energia vital, reprimida desde a infância. A energia se condensa ali. Por isso, muitas vezes, no trabalho de bioenergética vêm muitas memórias infantis. Você acha que é possível uma pessoa com o corpo duro e travado conseguir ter uma vida de prazer e êxtase? Isso é impossível.

Para ter maior vitalidade, é preciso desbloquear essas tensões existentes em seu corpo. Só assim as emoções poderão fluir livremente por ele. Para facilitar, trabalhamos o corpo a partir de sete segmentos corporais:

 

PERNAS E PÉS:
A bioenergética pode fortalecer a sua conexão com a realidade, incentivando-o a concretizar metas como realizar um projeto e melhorar a situação financeira. Afinal, são suas pernas e seus pés os responsáveis pelo equilíbrio, movimento e sustentação de todo o corpo. Através deles, podemos ficar paralisados ou irmos atrás de nossos objetivos.

PÉLVIS:
Problemas sexuais como ejaculação precoce, frigidez e impotência estão intimamente ligados a tensões na região pélvica. Através da bioenergética, você poderá se reconectar com a sua sexualidade, ampliando o prazer sexual.

DIAFRAGMA:
É um “músculo que controla” a respiração e está inserido abaixo das costelas. Quando indevidamente contraído, dificulta a respiração e impede a livre circulação da energia entre as partes superior e inferior do corpo. Bloqueios relacionados a essa região podem causar problemas digestivos como gastrite, úlcera, azia, sensação de estar “queimando por dentro”. Isso acontece porque não é permitido que você se expresse livremente no seu dia-a-dia. Aliviar as tensões do diafragma com bioenergética abre caminho para conectar o sexo com o coração.

PEITO:
É o segmento do coração, do amor. Porém, por causa do medo da rejeição e da dor, ele se fecha. O corpo vai ficando curvado, aparecem problemas de coluna como cifose e escoliose e respiratórios como asma e bronquite. Os exercícios de bioenergética podem ajudar você a expressar as dores guardadas em seu peito que impedem o seu amor de fluir.

CERVICAL (PESCOÇO):
“Levamos o mundo nas costas”. Temos medo de perder o controle daquilo que está ao nosso redor: equilíbrio financeiro, relacionamentos. Guardamos muita tensão e estresse nos ombros e pescoço. São comuns problemas de hérnia de disco, tiques nervosos, torcicolo, ombros tensos e contraídos.

BOCA:
É a sua forma primária de reconhecimento do mundo e a sua primeira fonte de prazer, através da amamentação. Quando isso não é plenamente satisfeito, desenvolvem-se tensões. O bruxismo (ranger dos dentes) é uma tensão muito comum ligada a essa área que também está relacionada à carência, à busca por prazer e à compulsão pela comida, cigarro, bebida. É a partir dela que nos comunicamos. Através de exercícios de bioenergética, você poderá ampliar a sua capacidade de se comunicar, falar o que realmente pensa e sente.

OLHOS:
“Janela da alma”. É a região ligada à capacidade de enxergar a realidade. Quando não queremos ver uma realidade dura, distorcemos nossa visão, podendo ocasionar problemas de saúde como miopia, astigmatismo etc. Desbloquear a tensão contida no músculo ocular com exercícios de bioenergética pode torná-lo mais atento e concentrado, além de ajudá-lo a enxergar o que você precisa mudar em sua vida.

Assim trabalha a bioenergética: alivia as tensões de cada segmento corporal para te possibilitar uma vida com mais vitalidade e prazer. Sem dores de cabeça, hérnias, enxaquecas e outras tensões.

Veja também
O que é Bioenergética?
Jornada de Bioenergética
Experimental de Bioenergética