Tratar as causas emocionais da impotência e ejaculação precoce

Impotência e ejaculação precoce são, na grande maioria das vezes, causados por problemas emocionais que se refletem no corpo. Em ambos os casos o que acontecem é que tensões musculares na região pélvica (couraças) impedem a energia e a respiração de fluir naturalmente até a pelve. Estas couraças são formadas por sentimentos reprimidos desde a infância, e em relação sexualidade principalmente medo e culpa. Mesmo que não fosse dito explicitamente simplesmente o fato dos pais se sentirem constrangidos de falar sobre sexualidade já passa a mensagem que é alguma coisa errada, que deve ser escondida. Quem não teve uma cena de infância aonde aparecia uma cena de sexo ou um beijo na TV e ficava aquele clima de velório, todo mundo mudo, ou simplesmente trocava de canal? A mensagem que se passa é: sexo é sujo.

No caso da impotência as tensões pélvicas impedem as veias de relaxarem e bloqueiam o fluxo sanguíneo responsável pela ereção, mas elas também cortam as sensações de prazer e tesão. No caso da ejaculação precoce essas tensões impedem a pessoa de reter a energia na pélvis então ela não consegue manter a relação por muito tempo porque tem que descarregar, aliviar. E dá um alivio, mas ai a capacidade de sentir também é muito restringida.

A Bioenergética tem vários exercícios que trabalham essas tensões, fazendo com que os sentimentos reprimidos ai venham a tona e sejam expressos. Isso num processo terapêutico vai relaxando a musculatura pélvica e resgatando a potencia e a capacidade de “sustentar” a energia sexual no corpo. Além disso, aumentam muito a capacidade de sentir prazer e de conectar a sexualidade com o coração, o que traz uma relação muito mais profunda e preenchedora.