Nadabrahma

Nadabrahma é uma antiga técnica tibetana originalmente realizada nas primeiras horas da manhã.
Pode ser feita em qualquer hora do dia, a sós ou com outras pessoas, mas tem de ser praticada com o estômago vazio, devendo-se permanecer inativo por pelo menos 15 minutos. A meditação tem três etapas e dura uma hora.

Primeira etapa: 30 minutos
Sente-se em uma posição relaxada, com os olhos fechados e os lábios cerrados. Comece a murmurar o som hum com a boca fechada, alto o bastante para ser ouvido pelos outros e criar uma vibração em todo o seu corpo. Você pode visualizar um tubo oco ou um recipiente vazio, preenchidos apenas com as vibrações do zumbido. Chegará um momento em que o zumbido continuará por si mesmo e você se tornará o ouvinte. Não é preciso fazer nenhuma respiração especial e você pode alterar o tom ou mover o corpo devagar e suavemente se achar necessário.

Segunda etapa: 15 minutos
A segunda etapa é dividida em duas partes iguais de sete minutos e meio cada. Na primeira metade, faça com as mãos, com as palmas voltadas para cima, um movimento circular para fora. Começando no umbigo, mova as mãos para frente e depois as separe e faça dois círculos grandes, idênticos e espelhados, em sentidos opostos, à esquerda e à direita. O movimento deve ser tão lento que às vezes poderá parecer não haver movimento nenhum. Sinta-se como se estivesse transferindo energia para o universo.
Depois de sete minutos e meio, vire as palmas para baixo e comece a mover suas mãos na direção contrária. Agora elas voltam juntas para o umbigo e se abrem para os lados do corpo. Sinta como se estivesse atraindo energia. Como na primeira etapa, não iniba qualquer movimento suave e lento do restante do seu corpo.

Terceira etapa: 15 minutos
Sente-se ou deite-se, imóvel, em absoluto silêncio.
NADABRAHMA PARA CASAIS
Osho apresentou uma bela variação dessa técnica para casais.
No início da meditação, parceiros sentam-se de frente um para o outro, cobertos por um lençol e segurando as mãos um do outro entrelaçadas. É melhor não usar nenhuma roupa. O aposento deve estar iluminado apenas pela luz de quatro velas pequenas e deve-se queimar um incenso especial, reservado unicamente para esta meditação.
Fechem os olhos e murmurem o som hum com os lábios fechados durante 30 minutos. Depois de algum tempo é possível sentir as energias se encontrarem, se aprofundarem e se unirem.