Nadabrahma

(Scroll down for English version)

Nadabrahma é uma antiga técnica tibetana originalmente realizada nas primeiras horas da manhã.
Pode ser feita em qualquer hora do dia, a sós ou com outras pessoas, mas tem de ser praticada com o estômago vazio, devendo-se permanecer inativo por pelo menos 15 minutos. A meditação tem três etapas e dura uma hora.

Primeira etapa: 30 minutos
Sente-se em uma posição relaxada, com os olhos fechados e os lábios cerrados. Comece a murmurar o som hum com a boca fechada, alto o bastante para ser ouvido pelos outros e criar uma vibração em todo o seu corpo. Você pode visualizar um tubo oco ou um recipiente vazio, preenchidos apenas com as vibrações do zumbido. Chegará um momento em que o zumbido continuará por si mesmo e você se tornará o ouvinte. Não é preciso fazer nenhuma respiração especial e você pode alterar o tom ou mover o corpo devagar e suavemente se achar necessário.

Segunda etapa: 15 minutos
A segunda etapa é dividida em duas partes iguais de sete minutos e meio cada. Na primeira metade, faça com as mãos, com as palmas voltadas para cima, um movimento circular para fora. Começando no umbigo, mova as mãos para frente e depois as separe e faça dois círculos grandes, idênticos e espelhados, em sentidos opostos, à esquerda e à direita. O movimento deve ser tão lento que às vezes poderá parecer não haver movimento nenhum. Sinta-se como se estivesse transferindo energia para o universo.
Depois de sete minutos e meio, vire as palmas para baixo e comece a mover suas mãos na direção contrária. Agora elas voltam juntas para o umbigo e se abrem para os lados do corpo. Sinta como se estivesse atraindo energia. Como na primeira etapa, não iniba qualquer movimento suave e lento do restante do seu corpo.

Terceira etapa: 15 minutos
Sente-se ou deite-se, imóvel, em absoluto silêncio.
NADABRAHMA PARA CASAIS
Osho apresentou uma bela variação dessa técnica para casais.
No início da meditação, parceiros sentam-se de frente um para o outro, cobertos por um lençol e segurando as mãos um do outro entrelaçadas. É melhor não usar nenhuma roupa. O aposento deve estar iluminado apenas pela luz de quatro velas pequenas e deve-se queimar um incenso especial, reservado unicamente para esta meditação.
Fechem os olhos e murmurem o som hum com os lábios fechados durante 30 minutos. Depois de algum tempo é possível sentir as energias se encontrarem, se aprofundarem e se unirem.

 

OSHO NADABRAHMA MEDITATION

Nadabrahma is the humming meditation – through humming and hand movements conflicting parts of you start falling in tune, and you bring harmony to your whole being. Then, with body and mind totally together, you “slip out of their hold” and become a witness to both. This watching from the outside is what brings peace, silence and bliss.

“So in Nadabrahma, remember this: let the body and mind be totally together, but remember that you have to become a witness. Get out of them, easily, slowly, from the back door, with no fight, with no struggle.” Osho

Instructions:

The meditation lasts an hour, and there are three stages. Your eyes remain closed throughout.

First Stage: 30 minutes

Sit in a relaxed position with eyes closed and lips together. Start humming, loudly enough to be heard by others and create a vibration throughout your body. You can visualize a hollow tube or an empty vessel, filled only with the vibrations of the humming. A point will come when the humming continues by

itself and you become the listener. There is no special breathing and you can alter the pitch or move your body smoothly and slowly if you feel it.

Second Stage: 15 minutes

The second stage is divided into two 7½ minute sections. For the first half move the hands, palms up, in an outward circular motion. Starting at the navel, both hands move forwards and then divide to make two large circles mirroring each other left and right. The movement should be so slow that at times there will appear to be no movement at all. Feel that you are giving energy outwards to the universe.

After 7½ minutes turn the hands, palms down, and start moving them in the opposite direction. Now the hands will come together towards the navel and divide outwards to the sides of the body. Feel that you are taking energy in. As in the first stage, don’t inhibit any soft, slow movements of the rest of your body.

Third Stage: 15 minutes

Now stop the hand movement and just sit relaxed.